quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

Planejamento e qualidade no turismo


O turismo é um setor da economia que tem crescido velozmente. É uma atividade abrangente que envolve diversas áreas e setores, portanto gera a necessidade de profissionais eticamente preparados para atuar em cada uma dessas áreas.
O turismo é uma realidade que se encontra em pleno desenvolvimento, tem a capacidade de gerar empregos, gerar renda e contribuir para o desenvolvimento de cidades. Por seus efeitos multiplicadores, o turismo em todo seu âmbito exige qualidade e excelência nos seus serviços. O trade turístico é um complexo de atividades e serviços composto por transportes, meios de hospedagem, agência de viagens, serviços de alimentação, guias turísticos, estrutura e infra-estrutura das cidades, circulação de produtos típicos, atividades relacionadas aos movimentos culturais, visitas, lazer e entretenimento, etc. São serviços nos quais se lida diretamente com os turistas, portanto, deixa claro, a necessidade de ter profissionais bem preparados que planejem num todo, os objetivos a serem seguidos no turismo.
O planejamento turístico visa sempre à maximização dos impactos positivos e a minimização dos impactos negativos. Portanto, a preservação dos recursos naturais e culturais é de fundamental importância, pois o turismo depende desses recursos. Sem esses atrativos, o desenvolvimento do turismo torna-se inviável, visto que os visitantes buscam ambientes conservados para seus momentos de lazer. 
No geral, o planejamento turístico constitui-se de ferramenta indispensável para o crescimento das atividades turísticas, possibilitando que sejam atingidos objetivos determinados mediante estratégias preestabelecidas.
As empresas, sem exceção, têm os clientes como os fomentadores de sua atividade e precisam mostrar-se cada vez mais competitivas, pois os consumidores são exigentes e estão sempre em busca do melhor, de bons produtos, serviços adequados, locais onde eles são bem tratados, que proporcione conforto, bem estar, segurança. Os clientes buscam a qualidade e excelência nos serviços, e tem sempre como foco a sua satisfação, e diante disso tem-se constatado que as empresas estão cada vez mais buscando recursos para encantar e conquistar cada um de seus clientes.
A qualidade no atendimento constitui um dos pilares para alcançar vantagens competitivas, portanto, deve-se não só satisfazer o cliente, mas surpreendê-lo.
À medida que a sociedade sofre alterações econômicas, sociais e políticas, as organizações também vão se modificando em busca de novas formas de trabalho e produção.
A indústria hoteleira tem se mostrado um importante segmento da economia em termos de movimentação de recursos, geração de empregos e principalmente atração de capital. Portanto, há a necessidade de estar sempre se inovando, buscando o melhor para seus clientes, preparar seus funcionários para atender bem e acima de tudo está atento à necessidade de cada cliente em especial.
As empresas que forem capazes de manter o foco no usuário e atenção às necessidades atuais e futuras dos clientes são aqueles que experimentarão prosperidade a longo prazo.

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