terça-feira, 18 de dezembro de 2012

Mogi Mirim, um desafio turístico


A partir de 2013 o novo gestor de cultura e turismo da prefeitura de Mogi Mirim terá grandes desafios pela frente. Nunca houve tanta urgência de reformular um departamento como há atualmente, pois por muito tempo o nosso turismo esteve à beira de um fiasco. Não precisa ser nenhum Phd em turismo para perceber a emblemática situação de um setor abandonado e disponibilizado de forma incorreta ao cidadão mogimirano.
Há necessidade de formatar um novo sistema de turismo e cultura para Mogi Mirim, pois os tempos mudaram e as necessidades também. Tudo está mais dinâmico e com isso o público também torna-se mais exigente. Nos últimos anos houve uma evasão considerável de mogimirianos para assistirem eventos em outros centros turísticos, como por exemplos: peças teatrais, shows e espetáculos na capital paulista. Mas o que temos de diferente? Ou melhor, o que não temos? Não temos uma política de turismo específica que faça com que as pessoas permaneçam na cidade ou atraia novos visitantes para desfrutar os atrativos aqui existentes.
A lição de casa é grande e exigirá dedicação, além de comprometimento com diversas áreas como, por exemplo, o departamento de meio Ambiente. Vale afirmar que o turismo é interdisciplinar, e por isso há necessidade dessa interação.
Atualmente o departamento de Cultura e Turismo de Mogi Mirim vem ofertando alguns trabalhos louváveis ao público, apesar dos poucos recursos, mas ainda é muito pouco porque a demanda é grande.  Não basta organizar feiras, festividades populares e eventos congêneres. O turismo de Mogi Mirim pode ser muito mais do que isso. Tem que haver de imediato uma discussão de novas diretrizes para o desenvolvimento turístico local, entre elas estão: a execução das políticas e diretrizes na área ligada ao desenvolvimento do turismo no município; o desvinculo dos setores de turismo e o da cultura para fins de planejamentos específicos; a coordenação e a promoção de projetos e programas de desenvolvimento, de acordo com o novo Plano Diretor; a revitalização e recuperação dos atrativos já existentes e a oferta de meios para a divulgação da cidade; e a articulação com os órgãos que mantenham parceria com a administração municipal na área do turismo, objetivando agilizar as ações a serem implementadas.
O novo gestor deverá ter pulso firme e muita determinação para submeter-se as novas estratégias turísticas e políticas, pois para adquirir parte dos incentivos oferecidos pelos governos Estadual e Nacional há necessidade de possuir bons argumentos e excelentes projetos. Vale lembrar que a União está investindo pesado no setor turístico para que o Brasil possa ser referência mundial na hospitalidade de gringos nos eventos internacionais: a Copa 2014 e as Olimpíadas 2016.  
O caminho a ser percorrido é extenso, mas com resultados extremamente positivos, ainda mais quando se tem a comunidade como base de opinião pública. O turismo deixou de ser algo de apenas “ir e vir”, atualmente ele é muito superior do que essas teorias. Ele é qualidade de vida.

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