quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Turismólogos e políticos, vocês conhecem o Dade?


Organizada pelo governador Geraldo Alckmin em primeiro de janeiro de 2011,  Departamento de Apoio ao Desenvolvimento das Estâncias – DADE, atualmente congrega 67 municípios denominados estâncias, entre balneárias, turísticas, hidrominerais e climáticas. Foi criado  em junho de 1989 para, entre outras atribuições, transferir recursos diretos para a execução de obras e programas ligados ao desenvolvimento do turismo nas cidades reconhecidas como estâncias.
A verba do DADE é um recurso que está disponível para cada estância no orçamento do Estado todos os anos. E, para recebê-lo, a Prefeitura deve determinar quais serão os objetos dos convênios a serem celebrados, ou seja, aonde a verba será aplicada. 
Esses objetos são apresentados primeiramente ao Conselho de Orientação e Controle do Fundo de Melhoria das Estâncias, por meio de planos de trabalho. Quando o Conselho aprova os objetos, a Prefeitura desenvolve um projeto para cada um deles, explicando detalhadamente como será utilizada a verba que receber do DADE. O departamento então analisa tecnicamente cada projeto e os aprova quando estiverem de acordo com as normas. Depois da aprovação dos projetos, os convênios entre município e DADE, são assinados, pelo prefeito e pelo secretário de Turismo do Estado. A partir daí, os recursos começam a ser liberados.
Lembrando que é fundamental os profissionais de Turismo terem noções básicas dessas políticas para auxiliarem no desenvolvimento turístico municipal. Com isso o desenvolvimento local chega mais rápido, a comunidade ganha e a captação de tributos aumenta, além da iniciativa de futuros projetos.

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