domingo, 26 de agosto de 2012

Turismo não é prioridade entre candidatos a vereadores


É sabido que diante da atual realidade dos municípios existem prioridades sociais a serem empregadas e discutidas com cidadãos como por exemplo a educação, a saúde e a segurança. Não devemos ser hipócritas em discordar dessa realidade, porém é lamentável perceber que as atividades como esporte, turismo e lazer tenham poucas ou quase nenhuma importância nos planos de governos de alguns vereadores. Prova disso é a falta de conhecimento das políticas públicas disponíveis e dos projetos que podem ser inseridos nas soluções socioeconômicas do município.  

Diante do cenário das propagandas eleitorais o que se vê são promessas que há muito tempo já poderiam ser aplicadas e disponibilizadas pelos governos, porém utilizam esses meios para ganharem novamente a confiança do povo.
O “novo” gera medo, porém devemos acreditar neste “novo” para que haja um norte diante das dificuldades que assolam a população em geral. Algumas opções do segmento turístico podem colaborar nas questões sociais, como por exemplo: projetos de turismo pedagógico nas escolas municipais, atividades esportivas entre as comunidades de bairros para que as mesmas possam formar futuros  jovens desportistas agregando educação e caráter. Existem inúmeros projetos do governo que incentivam tais ideias, além de disponibilizar recursos financeiros para a gestão dos mesmos.
Na atual propaganda eleitoral, exibida pela tv local, pode-se observar que apenas um, dos mais de duzentos candidatos a vereadores de Mogi Mirim, incluiu em seu plano de governo o desenvolvimento do turismo. Talvez ele tenha ouvido em algum lugar ou até mesmo pesquisado que o turismo traz desenvolvimento econômico, gera emprego e renda, além de contribuir para que o meio ambiente torne-se mais sustentável e etc. É fato que o governo federal tenha incentivado e disponibilizado recursos aos municípios que possuem projetos voltados para o turismo, ainda mais agora com chegada da Copa 2014 e outros megaeventos.  Um exemplo disso é o município de Jaguariúna foi escolhido para ser a sub-sede de um dos times da Copa de 2014, agora toda sua atenção está voltada para essa oportunidade única que servirá de experiência para se tornar uma cidade mais receptiva, buscar recursos oferecidos pela união e se tornar um município com identidade turística. Planejamentos, políticas públicas, diálogos com profissionais e uma gestão eficiente são ingredientes importantíssimos para o desenvolvimento turístico municipal.

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